Doces e compotas confecionados com fruta própria

quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Chá das 5 !!


A Origem:

Conta a lenda que no ano 2737 a.C., o imperador chinês Shen Nung estaria a fazer uma pausa durante uma viagem e, enquanto esperavam que fervesse a água para beber, algumas folhas de um arbusto terão caído dentro da mesma, produzindo um líquido acastanhado. O imperador (também um reputado cientista) resolveu experimentar a mistura, acabando por classificá-la como muito refrescante. Assim terá nascido o chá, que rapidamente conquistou os habitantes da China.

Por outro lado, existem muitas provas arqueológicas acerca do papel do chá: escavações encontraram vasos de chá nos túmulos da dinastia Han (206 a.C.–220 d.C.). Porém, foi durante a dinastia Tang (618-906 d.C.) que o chá se tornaria a bebida oficial da China. Atingiu uma popularidade tal, que durante o século VIII foi escrito o primeiro livro inteiramente dedicado a esta bebida – o “Ch'a Ching”, da autoria de Lu Yu.


O Chá que viaja pela europa...

O chá foi introduzido na Europa pelos portugueses no século XVI. 

Curiosamente, foram os holandeses quem importou o primeiro carregamento de chá da China, algo que se sucedeu no início do século XVII, depois de terem constituído um posto de trocas comerciais na ilha de Java.

Muito popular na Holanda, o chá circulou para outros países da Europa Ocidental, mantendo-se, no entanto, uma bebida exclusiva dos mais ricos, devido ao seu elevado preço. Foi em 1650 que os holandeses levaram o chá para o continente americano, mais precisamente para a sua colónia “New Amsterdam” (actual Nova Iorque).  


O Chá das Cinco:

Um dos hábitos mais caracteristicamente britânico, o "chá das cinco", foi inserido na corte inglesa por Catarina de Bragança, princesa portuguesa, filha de D. João IV, quando esta casou com Carlos III de Inglaterra.

O dote de Catarina poderá ter sido um dos mais exóticos e sumptuosos de toda a História: 500 mil libras de ouro, o livre comércio de Inglaterra com as colónias portuguesas na Ásia, em África e nas Américas, a cidade de Bombaim e uma caixa de chá (com cerca de 50 Kg de chá!)...

Este dote terá sido determinante para o futuro imperial da Inglaterra, sendo que o chá iria mudar para sempre a vida dos seus súbditos, tornando-se quase um elemento indissociável da sua personalidade e maneira de ser. Ao ritual do "chá das cinco" estão associados os tradicionais scones e a marmalade, esta última também introduzida por Catarina de Bragança.
Curioso é também o facto de ter sido Catarina a introduzir a porcelana em Inglaterra. Até então, a nobreza tinha as suas refeições em louça de ouro ou prata, o que acabava por resultar na comida absolutamente fria e enregelada... Por outro lado, a rainha também surpreendeu a corte quando se fez acompanhar por uma orquestra  de músicos, de grande qualidade, apenas constituída por portugueses. Qual o motivo de estranheza? Bem, na altura, Inglaterra considerava a corte portuguesa  "pobre e sem modos"...

Sabores fumegantes... !

Sem comentários: